Bianca Mól, a Garota Desdobrável
Oh! Você por aqui?

Prazer, meu nome é Bianca Mól. Eu sou Ilustradora e Roteirista de sonho. Criadora de mundos. Videocontadora de histórias. Desdobrável.

Vivo sonhando acordada, mas onde moro, moro mesmo, é no Rio de Janeiro. Por aqui, me formei em Comunicação Social na UFRJ. Sempre curti escrever. Eu também sempre gostei de desenhar, mas foi só depois da universidade que descobri que este passatempo poderia virar algo mais. :)

O Garota Desdobrável surgiu como um blog, há um zilhão de anos, onde eu escrevia crônicas, falava sobre filmes e postava algumas tirinhas do Calvin e Haroldo. Tempos depois, se tornou um canal de desenhos... E histórias! Nos videocontos que publico no Youtube, me desdobro em roteirista, ilustradora, animadora, fotógrafa, narradora e editora. 

Hoje, além de contar contos fantásticos, também me aventuro em outras narrativas de mil tipos: livro, televisão, publicidade, web, quadro, colagem, tatuagem. Se dá pra viajar na imaginação, pode confiar: estarei lá. Aqui você pode espiar um tiquinho do que faço.

Todo o meu trabalho é artesanal. Adoro papéis, aquarelas, canetinhas, lápis, estiletes... Com eles, encontrei um jeito de me expressar e desbravar o mundo com muita poesia. Já falei que adoro poesia? Pois então: eu adoro. Mas não só a poesia da métrica, da rima, do verso romântico. Gosto de poesia como estilo de vida: enxergando beleza nos pormenores e colorindo o dia a dia com arte.

Foi daí, inclusive, que veio o nome Garota Desdobrável. Da poesia "Com licença poética", de Adélia Prado. Mas eu sei: nem só de letrinhas vive o homem. Isso merece uma nova seção.

Das aleatoriedades da vida:

Adoro astronomia. Sempre procuro filmes e séries que inspirem. Meu filme favorito (acho) é Big Fish, do Tim Burton (sou fã). Gosto muito dele, do Kubrick, do Miyazaki, do Jean-Pierre Jeunet. Talvez a banda que eu mais goste seja Beatles. Falar de música é um perigo, né? Se eu começo com David Bowie e Freddie Mercury não paro mais. Me divirto encontrando sons diferentes de outras culturas. Punk cigano, cumbia colombiana, rock sérvio. Vish. Mas algo que não abro mão é música clássica. Rapaz, música clássica me toca d'um jeito. Meu prato favorito é arroz à piamontese. Meu planeta favorito é Saturno. Eu sou tímida-extrovertida (mas tendo muito mais à timidez). Caseira toda vida. Videogames. Cachorros. Papelarias. Vintage. Noites. Estrelas. Gabriel García Márquez. Chihiro. O melhor super-herói é o Batman (depois da minha mãe). Pão de queijo, sorvete de chiclete, algodão doce azul, tutti-frutti. Azul esverdeado. Verde azulado. É isso? Bom, por enquanto, é isso.

(Sobem os créditos)

Quer trocar ideia? Ou acompanhar minhas novas desventuras? Uso bastante o Twitter, o Instagram e o Facebook. Tem também meu canal no Youtube e, claro, o bom e velho e-mail. Me mande um alô! Vou adorar.